Quando o assunto é a saúde de sua família, prevenir é a melhor solução!
Por Ivye Machado*
Em 2012, o Ministério da Saúde apresentou um estudo chocante que mostrava o excesso de peso cada vez mais presente no país. O estudo apontou que 15,8% dos brasileiros estão obesos e que 49% estão acima do peso: o maior índice da história! Eis um novo recorde para o Brasil, do qual não há nada do que se orgulhar. E, para a nossa surpresa, o Rio de Janeiro ficou em primeiro lugar com 18% dos cariocas acima de 18 anos com seu índice de massa corporal (IMC) acima de 30, quando o ideal (considerável saudável, pela OMS) fica entre 18,5 e 24.9.
Na tentativa urgente de reverter este quadro, aumentou-se o interesse dos brasileiros em começar algum tipo de atividade física e, consequentemente, cresceu a procura por academias. Mas e para quem vive na correria diária e não tem tempo de frequentar um espaço de fitness? Nestes casos, qualquer um diria que contratar um personal trainer resolveria a questão, uma vez que se é para iniciar uma atividade física, que seja sob o acompanhamento de um profissional qualificado. Porém todos sabem que a contratação de um treinador particular não sai nada barato para o bolso do cliente... E, após tantos entraves, a pessoa acaba desistindo de mudar sua rotina para melhor.
Todavia, especificamente para aqueles que residem em condomínios, existe uma terceira opção! É o sistema de Assessoria em Atividades Físicas. Este sistema foi criado para anular de vez as “desculpas” de falta de tempo ou falta de dinheiro que acabam por afastar as pessoas da prática de exercícios e por aproximá-las cada vez mais de possíveis anomalias médicas causadas por má postura, sedentarismo ou excesso de peso. Trata-se de um serviço oferecido aos condôminos onde são enviados profissionais de Educação Física especializados em diversas áreas para seu condomínio, onde são ministradas atividades físicas diferenciadas que ajudam no condicionamento dos moradores, além de aumentar