qualquer
*Graduanda/o do Curso de Pedagogia
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, CNPq
**Mestre em Educação, docente da UFRRJ
(Brasil)
Ingrid Bernardo dos Santos* indybernardo@hotmail.com Leandro Gonçalves Dorneles* leandro.dorneles@yahoo.com.br Mariane del Carmen da Costa Diaz* maridiaz_ufrrj@hotmail.com Leandro Jorge Duclos** leandroduclos@hotmail.com Resumo
O presente artigo tem por objetivo abordar a questão do movimento em sala de aula e como este pode ser - e está relacionado com a aprendizagem. O questionamento surgiu a partir da vivência de estágio de observação com as primeiras séries do Ensino Fundamental, em uma escola pública localizada no município de Seropédica, RJ. Foi observado como os professores concebem o movimento dos alunos dentro da sala de aula e como este pode ser relacionado com a aprendizagem. Para a realização desse estudo foi utilizado como referencial teórico os estudos de Piaget e Wallon, assim como outros estudiosos que dialogam com a questão da complexidade no ambiente escolar. Como metodologia foi realizada uma pesquisa de campo com os docentes que lecionam para as primeiras séries do Ensino Fundamental da mesma instituição, mas especificamente, os três primeiros anos deste nível.
Unitermos: Pedagogia do movimento. Corpo. Educação.
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 15 - Nº 146 - Julio de 2010
1 / 1
1. Introdução
O presente artigo tem por objetivo abordar a questão do movimento em sala de aula e como este pode ser e está relacionado com a aprendizagem. A temática passou a existir a partir dos debates ocorridos durante nossas aulas dentro do âmbito universitário. A partir disso surgiram algumas indagações sobre um posicionamento dos docentes em relação a questão do movimento em sala de aula.
Com base neste questionamento, o objetivo deste artigo é elucidar,