qualquer
SALA AMBIENTE 01 – FUNDAMENTOS DO DIREITO À EDUCAÇÃO – 60 H
EULÁLIA VIEIRA DE MELLO
ATIVIDADE 05
Descreva e analise sua experiência profissional relacionada à questão curricular após a promulgação da LDB de 1996 e das novas normatizações curriculares na escola em que você atua. Pense de que forma se viabiliza o currículo na instituição em que você atua. Ele é pautado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais ou pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (DCN ou PCN)? De que forma são utilizados?
O currículo constitui fator primordial dentro da construção de um projeto educacional que conduza a uma sociedade democrática e justa, com equidade na distribuição dos bens sociais. Entretanto, a realidade curricular brasileira atual, reveste-se de características que criam obstáculos a esse tipo de construção, como por exemplo, a supervalorização do que é teórico sobre a prática, a redução do que é científico aos seus formatos mais formalizáveis e a perda das visões globais e integradoras dos campos científicos.
Sobre a teorização em currículo, boa parte dos especialistas avalia que o campo do currículo no Brasil, atualmente, vem crescendo e ganhado visibilidade/prestígio. Isso ocorreu devido às recentes discussões sobre políticas oficiais de currículo, bem como o desenvolvimento de pesquisas e de uma produção teórica significativa, que trata novos temas e reflete novas influências.
Para Moreira a ampliação do conceito de currículo permite, por um lado, perceber a importância de elementos extra-escolares na formação das identidades dos alunos. Por outro, pode colocar em risco a especificidade e a efetividade das ações docentes, caso não se delimitem os espaços, na escola e fora dela, em que tais ações podem ser exercidas, destacando que a ampliação de referenciais é uma via de mão dupla, pois esta tanto pode enriquecer a discussão das questões de currículo, como empobrecer tendo que a diversidade de temas, autores e