Qualquer um
Nos sistemas de tempo real, o fator tempo é critico. Neste tipo de escalonamento nao existe o conceito de fatia do tempo (time-slice). O escalonamento é realizado unicamente com base no esqueama de prioridades. Para cada processo é atribuida uma prioridade associada a sua importancia dentro do sistema.
Subsistemas de entrada e saida
A gerencia de dispositivo de I/O é uma das principais e mais complexas funcoes de um SO. Sua implementação é estruturada atraves de camadas em modelo semelhante ao SO. As camadas de mais baixo nivel escondem caracteristicas dos dispositivos das camadas superiores, ofereccendo uma interface simples e confiavel ao usuario e aplicações.
As camadas sao divididas em dois grupos. O primeiro grupo visualiza os diversos tipos de dispositivos do sistema de um modo unico, enquanto o segundo é especifico para cada dispositivo.
Acesso ao subsistema de I/O
As operaçoes de I/O devem ser realizadas atraves da system call que chamam as rotinas de I/O do nucleo do SO. As system call responsaveis por essa comunicação sao denominadas system call de I/O , e um de seus objetivos principais é simplificar a interface entre as aplicações e os dispositivos.
As operaçoes de I/O podem ser classificadas conforme seu sincronismo em:
- Operações sincron: quando o processo que realizou a operação fica aguarando no estado de espera por seu termino
- operações assincronas: quando o processo que realizou a operação nao aguarda pelo seu termino e continua indo para ser executado.
Sistemas de I/O
É responsavel por realizar as