Qualquer Coisa
Com isso, o comércio iniciou-se na região e a pequena Vila de Assunção Aparecida começou a crescer. Visando enriquecer mais ainda, o Coronel Ferreira de Sá veio para a vila e logo se tornou a pessoa mais influente do lugar, trocando o nome da Vila de Assunção Aparecida para Vila de Nossa Senhora de Fátima, em homenagem a sua esposa falecida Fátima de Sá.
Pouco tempo depois, a Vila foi crescendo e logo se transformou em uma cidadezinha. Por ideia do Coronel Ferreira de Sá, a cidade começou a vender a água do Rio Amaralina a vilas vizinhas e, com pouco tempo, a água ganhou fama – que foi perdida ao longo do tempo - de milagrosa. Centenas de pessoas vinham à cidade a todo o tempo atrás da água que curava tudo.
Isso só contribuiu para a expansão econômica da cidade e o Coronel Ferreira de Sá, junto a outros coronéis, no ano de 1816, emancipar a cidade. Aconteceu, porém quarenta e oito horas depois a cidade perdeu o título.
Em 1821 o Coronel tentou novamente, sem sucesso. E tentou repetidas vezes até que em 24 de junho de 1828 conseguiu o título. Três meses após, veio a falecer. Quem assumiu o posto foi o seu filho, Coronel Martín de Sá que, em pouco tempo, conseguiu trazer a instalação de uma linha férrea para a cidade. Os trens transportavam carvão para o interior.