Qualidades e características da informação contábil
Até janeiro de 2011 a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro era dividida da seguinte maneira:
Confiabilidade;
Compreensibilidade;
Relevância;
Comparabilidade;
Após a Resolução CFC Nº1.374/11 que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2011, passou a ser dividida em dois grandes grupos:
Características Qualitativas Fundamentais
Relevância;
Representação Fidedigna;
Características Qualitativas de Melhoria
Comparabilidade;
Verificabilidade;
Tempestividade;
Compreensibilidade;
INTRODUÇÃO:
Demonstrações Contábeis são elaboradas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas.Não devem afetar as demonstrações contábeis elaboradas. Demonstrações Contábeis Elaboradas objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral.
Com tal finalidade essas demonstrações satisfazem as necessidades comuns da maioria de seus usuários,uma vez que quase todos eles utilizam as mesmas para a tomada de decisões econômicas, tais como:
Decidir quando comprar, manter ou vender instrumentos patrimoniais;
Determinar a distribuição de lucros e dividendos;
Elaborar e usar estatísticas da renda nacional;
Entre outras...
As demonstrações contábeis são mais comumente elaboradas segundo modelo baseado no custo histórico recuperável e no conceito da manutenção do capital financeiro nominal. Esta estrutura conceitual foi desenvolvida de forma a ser aplicável a uma gama de modelos contábeis e conceitos de capital e sua manutenção.
Restrição de custo na elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro útil
O processo de elaboração e divulgação do relatório contábil-financeiro impõe custos, sendo importante que os mesmos custos sejam justificados pelos benefícios gerados pela divulgação da informação. Fornecedores de