Qualidade
Uma primeira pergunta seria o que é a avaliação de fornecedores? É um processo de verificação de determinadas condições de um fornecedor, referente ao seu sistema da qualidade, ao seu processo produtivo, às suas instalações e/ou seu produto. Esta verificação deve ser estruturada, ou seja, ter parâmetros claros e objetivos e pode ser feita através de visita às instalações do fornecedor ou de pesquisa formal efetuada pela própria empresa cliente.
As avaliações usuais são referentes ao:
Sistema da Qualidade – Que se caracteriza pela verificação do atendimento da empresa aos requisitos organizacionais voltados a garantia da qualidade do produto fabricado ou comercializado ou ao serviço prestado.
Produto – Denominado também de avaliação técnica, que se caracteriza pela verificação de amostras do produto ou serviço a ser adquirido, para constatação da capacidade de processamento da empresa e da adequação das características do produto.
Capacidade Instalada – Que se caracteriza pela verificação das instalações do fornecedor, de modo a se garantir o atendimento de entrega dentro dos prazos necessários e na quantidade estabelecida.
E por que executar a Avaliação de Fornecedores? A principal função da avaliação é propiciar à empresa cliente, o conhecimento das condições do fornecedor, de tal modo a gerar a confiança necessária de que o produto ou serviço a ser adquirido será suprido de acordo com as condições estabelecidas (técnicas, comerciais e de prazo), ao longo do tempo.
Dessa forma, a qualificação de um fornecedor é status dentro do processo de avaliação, que indica se o fornecedor atende aos requisitos de avaliação (técnicos, sistêmicos, capacidade produtiva, capacidade tecnológica, etc.). A princípio podemos ter três status: Qualificado, Qualificado Condicional e Não Qualificado.
Outra questão se relaciona sobre por que qualificar um Fornecedor? Para que, por meio da qualificação, a empresa possa: *