qualidade
MÓDULO 1 – APOSTILA III
TEMA: Ferramentas Básicas da Qualidade
OBJETIVO DA APOSTILA
Ao final deste capítulo você deverá compreender a aplicação do método do Ciclo do
PDCA e das ferramentas Tempestade de Ideias, Plano de Ação e
Diagrama de Causa e Efeito.
1- MÉTODO DO CICLO DO PDCA
Segundo a Werkema (1995) o Ciclo PDCA é: “um método gerencial de tomada de decisões para atingir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização. Reforçando e ampliando, Campos (1992) diz: “O PDCA é um método para a prática do controle.” É importante ressaltar que o Ciclo do PDCA é um método e não uma das ferramentas da qualidade. Definir qual o método que utilizaremos é fundamental e pré-requisito para depois definirmos as melhores ferramentas que nos conduzirão ao atendimento de nossos desafios e metas.
O PDCA é uma sigla que representa as seguintes palavras na língua inglesa:
Plan-Do-Check-Action . Este método pode ser chamado de Ciclo PEVA (PlanejarExecutar-Verificar-Agir) ou Ciclo PDCL (plan-do-check-learn) ou Ciclo de Shewhart e, ainda, Ciclo de Deming.
A etapa do Planejamento (Plan) estabelece as metas, os meios (recursos) e o método para alcançar nossos objetivos.
A segunda etapa é a Execução – Fazer (Do) onde se busca efetivar o que foi planejado e coletar dados para serem analisados na fase de Verificação. Nesta fase, quando necessário, efetua-se ações de educação e treinamento.
A terceira etapa é a Verificação (Check) que com base nos dados coletados e na comparação com a meta planejada verifica-se o desempenho.
A última fase é a Atuação (Action) – conforme o resultado alçando podemos efetivar ações de correção, padronização ou melhoria.
Para cada etapa do PDCA podemos lançar mão de ferramentas da qualidade.
Werkema coloca:
O ciclo PDCA é um método de gestão, representando o caminho a ser seguido para que as metas estabelecidas possam ser atingidas. Na utilização do método poderá