qualidade
CENTRO DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
PROFESSOR ALBERTO SCHMIDT
OTIMIZAÇÃO E MELHORIA DE PROCESSOS, ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL NA EMPRESA SILENKAR
Alunos: Patrick Habowski, Juliano Vaz Aguirre, Laurence Rosenthal Winckler da Silva
Santa Maria, 20 de novembro de 2014, RS, BRASIL
Metodologia:
Pesquisa e coleta de dados:
Para botar em ação as propostas deste projeto, primeiramente foi necessário conhecer a empresa como um todo. Para isso, foi solicitada uma visita dos alunos participantes da pesquisa na empresa Silenkar, para ser feito um levantamento dos dados necessários. Com isso, foi realizada uma reunião com a gerência da Silenkar, onde foi possível levantar diferentes questionamentos envolvendo os setores de produção, projetos, recursos humanos, comercial e entre outros.
Feito isso, o grupo foi direcionado para conhecer a linha de produção. Sua planta fabril é bastante objetiva, pois consiste em transformar através de conformações mecânicas chapas e tubos de aço em silenciadores. O processo de produção de cada peça é controlado através de uma ordem de serviço, que informa à linha de produção a quantidade de material utilizado, os processos de conformação que esse material deverá passar e a sequência a ser tomada para se obter o produto final.
Após isso, tivemos um contato com o setor de engenharia e projetos, que além de amplo e modernizado, desenvolve os mais variados tipos de projetos de escapamentos fabricados pela empresa, tudo da melhor qualidade. Outro aspecto a se citar é que além de escapamentos, a empresa está aberta a fabricação de outros tipos de peças, desde que haja um projeto que se encaixe na sua linha de produção.
Analisando as informações disponibilizadas pela Silenkar, foi possível realizar o seguinte fluxograma.
Figura 1 - Fluxograma da empresa Silenkar
Como citado na revisão bilbiográfica, nosso