Qualidade
A implantação de um sistema de gestão de qualidade proporciona além da possibilidade de ampliar mercados, uma série de vantagens para as empresas: aumenta o nível de organização interna, o controle da administração e a produtividade. Além desses benefícios, também leva a redução de custos e do número de erros e melhora a credibilidade junto a seus clientes. A busca por esses objetivos envolve um conjunto de ações, entre as quais se destacam: avaliação da conformidade dos produtos e serviços, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão de obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos. As sete ferramentas da qualidade ajudam a organização a elevar seu nível de qualidade, através da identificação dos problemas e consequentemente, a diminuição de seus prejuízos. Dessa forma, espera-se o aumento da competitividade no setor, a melhoria da qualidade de produtos e serviços, a redução de custos e a otimização do uso dos recursos públicos.
Planejamento
Para se iniciar um processo de implantação de sistema de gestão de qualidade, as empresas devem se planejar, seguindo uma estrutura conforme abaixo:
- Definir qual requisito normativo será implantado na empresa;
- Diagnosticar a situação atual do sistema de gestão da qualidade da empresa;
- Definição das necessidades (treinamentos, estrutura, recursos, etc.);
- Elaboração da matriz de implantação do SGQ;
- Realização de treinamentos, desenvolvimento de documentos e implantação in loco;
- Verificação da implantação (auditorias internas e externas).
- Planejamento da manutenção do sistema de gestão da qualidade.
A implantação do sistema de gestão de qualidade pode ser conduzida por equipe interna ou externa (consultores).
O tempo médio para certificação do sistema de qualidade baseado nas normas NBR ISSO 9001:08 e SiAC/PBQP-H é de aproximadamente 11