Qualidade
MATERIAL DE APOIO – EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA QUALIDADE
Professor: Breyner Carvalho ( breyner@terra.com.br )
1) INTRODUÇÃO
O conceito da Gestão da Qualidade Total (GQT) teve suas raízes no Japão e depois se espalhou para os outros continentes e surgiu a partir de nomes como os dos gurus, Deming, Juran, Crosby e Feigenbaun.
Cada guru seguiu uma filosofia e, uma série de princípios. Aqui serão mostrados alguns princípios destes gurus que de uma maneira abrangente, escreveu o que é necessário, para a adoção da Qualidade pelas organizações.
Podemos perceber historicamente que a avaliação e a percepção de qualidade surgiram com o homo sapiens no instante em que este foi capaz de realizar opções, comparando qualidades e avaliando alternativas e criando métodos que os auxiliassem em suas manifestações. Este processo acabou tornando-se repetitivo, agregando-se à cultura e estabelecendo-se habilidades técnicas. Podemos concluir que desde os primórdios, individual ou coletivamente, o ser humano é capaz de discernir e avaliar, tornando-se um princípio intrínseco aos seus parâmetros culturais e sociais.
Juntamente à evolução individual e grupal, construíram-se os padrões de valores, desenvolveram-se as relações sociais e as organizações produtivas. Desta forma, foram se estabelecendo os sistemas de avaliação de desempenho do próprio ser humano, dos instrumentos e dos processos. A avaliação então pouco a pouco torna-se, um poderoso dispositivo de controle da qualidade.
As grandes construções e os grandes impérios da antiguidade foram forjados a partir de princípios de administração fundamentados naqueles da avaliação e da qualidade. Os códigos morais e éticos, se tornam recursos norteadores.
Inicialmente havia, nas organizações produtivas, mais uma preocupação com os objetos que com o ser humano, surgindo já algum interesse neste no período da Revolução Industrial, principalmente na Inglaterra, onde, por exemplo, a atenção à saúde do trabalhador tinha o