Qualidade
É um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata,os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.”Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes”e é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou Produção enxuta.
O conceito de just in time está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.Nas fábricas onde está implantado o just in time o estoque de matérias primas é mínimo(suficiente para poucas horas de produção). Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.
A redução do número de fornecedores para o mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios dessa política.Porém, tambem causa vulnerabilidade em eventuais problemas de fornecimento, já que fornecedores alternativos foram excluídos. A melhor maneira de prevenir esta situação é selecionar cuidadosamente os fornecedores.
As modernas fábricas de automóveis são construídas em condomínios industriais, onde os fornecedores just in time estão a poucos metros e fazem entregas de pequenos lotes na mesma frequência da produção da montadora, criando um fluxo contínuo.
O sistema de produção adapta-se mais facilmente às montadoras de produtos onde a demanda de peças é relativamente previsível e constante, sem grandes oscilações.Uma das ferramentas que contribui para um melhor funcionamento do sistema Just in Time é o Kanban.
“Kanban vem do Japonês e quer dizer registro ou cartão visual.Embora esteja sendo difundido nos escrítórios também, os controles visuais através de cartões ou registros são mais aplicados no chão de fábrica, para gestão e controle da produção e de