Qualidade
FACULDADE DE OSVALDO CRUZ
GUSTAVO FERRARI
LUIZ CARLOS GALVANI
Os 10 Mandamentos da Qualidade
Osvaldo Cruz – SP
2011
Introdução
A preocupação com a qualidade de bens e serviços não é recente. Os consumidores sempre tiveram o cuidado de inspecionar os bens e serviços que recebiam em uma relação de troca. Essa preocupação caracterizou a chamada era da inspeção, que se voltava para o produto acabado, não produzindo assim qualidade, apenas encontrando produtos defeituosos na razão direta da intensidade da inspeção.
Cada produto apresentava uma característica e um estilo próprio, que acabavam sendo ajustados uns aos outros manualmente, de forma que alcançasse o mesmo padrão ou coisa semelhante, mas na realidade um produto que apresentava boas funcionalidades era visto como resultado natural e de confiança, ou seja, estava aprovado pelos colaboradores deste como um produto de qualidade.
Daí surge à necessidade de formalidade no serviço executado, onde a inspeção passou a ser um serviço formal e indispensável na execução dos processos produtivos, para que se pudesse obter êxito no que estava sendo feito.
Com o aumento da produção em massa acelerado, havia a necessidade de mão de obra qualificada e especializada, atributos estes, que encareciam o valor dos produtos e que ficavam acima da média do poder aquisitivo dos consumidores.
A gestão da qualidade ficou conhecida como uma nova filosofia gerencial, marcando o deslocamento da análise do produto ou serviço para a concepção de um sistema de qualidade. A qualidade deixa de ser um aspecto do produto e responsabilidade apenas de departamento especifico, e passaram a ser um problema da empresa, abrangendo, como tal, todos os aspectos de sua operação.
Os 10 Mandamentos da Qualidade
1. TOTAL SATISFAÇÃO DOS CLIENTES
A total satisfação dos clientes é a mola mestra da gestão pela qualidade, força em torno da qual a empresa deve gravitar. Afinal, os