Qualidade
Atualmente a qualidade tem tantas definições quanto pessoas no planeta, não havendo definição única sobre o tema, segue algumas definições:
“Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente”. (William Edwards DEMING, 1993).
“Qualidade é conformidade do produto às suas especificações”. (Philip Bayard CROSBY, 1986).
“Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor”. (Kaoru ISHIKAWA, 1993).
Enfim, a qualidade se apresenta como um conjunto características contidas em produtos ou mesmo serviços adquiridos, desde que o mesmo esteja dentro das especificações pré-acordadas (serviço ou produto entre empresas), e que atenda no mínimo as expectativas de quem o compra.
8.1 - POLITICA DA QUALIDADE
Em cumprimento da NORMA ISO 9000:2008, capitulo 5.3, segue em anexo a política de qualidade.
8.2 - SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
Produzir produtos com qualidade torna necessário o desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão da qualidade nas empresas, na busca do comprometimento de todos os colaboradores, visando o aprimoramento contínuo de seus métodos produtivos com o objetivo de atingir a excelência nos processos e produtos.
“Sistema é um conjunto de partes que interagem e se interdependem, formando um todo único com objetivos e propósitos em comum, efetuando sinergicamente determinada função. É composto por outros sistemas menores, denominados subsistemas, que estão sequencialmente depentendes uns dos outros, como se fossem elos de uma corrente. O desempenho de cada uma dessas partes define o sucesso do sistema maior e, se um deles falhar, compromete-se o desempenho de todos eles”(Gestão da qualidade: tópicos avançados; Otavio J. OLIVEIRA, pag. 15, Ed. Cengage Learning, 2003).
Os sistemas são compostos por inputs (entrada), processos (produtos/serviços), e