qualidade
Este trabalho tem como principal objetivo considerar o cenário atual, caracterizado pela globalização e internacionalização dos mercados, bem como apresentar a evolução e desempenho dos bancos, classificados em públicos, privados nacionais e estrangeiros, no Sistema Financeiro Nacional durante o Plano Real onde o aspecto mais importante da atuação dos bancos em operação no Brasil reside na preocupação do governo em implementar um novo modelo de desenvolvimento durante o Plano Real.
2 CONCEITO
O Sistema Financeiro tem o importante papel de fazer a intermediação de recursos entre os agentes econômicos superavitários e os deficitários de recursos, tendo como resultado um crescimento da atividade produtiva. Sua estabilidade é fundamental para a própria segurança das relações entre os agentes econômicos. Isso fica evidente quando se observa que esses agentes relacionam-se entre si em suas operações de compra, venda e troca de mercadorias e serviços de modo que, a cada fato econômico, seja ele de simples circulação, de transformação ou de consumo, corresponde ao menos uma operação de natureza monetária realizada junto a um intermediário financeiro, em regra um banco comercial que recebe um depósito, paga um cheque, desconta um título ou antecipa a realização de um crédito futuro.
3 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Ao longo das últimas décadas, verificou-se que o sistema financeiro exerceu uma atuação sobre o desenvolvimento econômico do país. No entanto é importante registrar as leis básicas que nortearam o desencadeamento da configuração atual do SFN, processo que pode ser compreendido em três fases:
Um pouco antes da Lei 4.595/64 ou Lei da reforma bancária;
Depois da lei até a adoção do Plano Real;
A partir do Plano Real, adotado em 1 de Julho de 1994;
Uma vez configurado o SFN do ponto de vista sistêmico, pode-se definir o mercado financeiro como um conjunto de mecanismos