Qualidade
A Inspeção de qualidade é um processo que busca identificar se uma peça, amostra ou lote atende a determinadas especificações das etapas do Controle de Qualidade (CQ). Realiza-se em produto já existente, para verificar se a qualidade das partidas apresentadas atende as especificações de aceitação.
A inspeção sempre é centrada em uma característica da qualidade, onde verifica se a peça ou parte dela está dentro ou fora de padrões pré-estabelecidos, separando-se as peças defeituosas das não defeituosas, o resultado da inspeção pode leva-la a rejeição.
A inspeção não impede a fabricação de artigos defeituosos, apenas nos permite separar o “bom do ruim.” A tarefa de inspeção tem o intuito de garantir que os produtos fabricados sejam idênticos à amostra aprovada pelo setor comercial e pelo CQ. Isso significa que, para fazermos essa inspeção, inicialmente devemos estar devidamente qualificados para a função (ter um treinamento direcionado) e que usaremos, além de criteriosas avaliações técnica e visual, instrumentos de medida, consultando fichas técnicas e tabelas individuais para cada modelo. E é importante ressaltar que o conceito clássico de qualidade, inicialmente associado unicamente à conformidade das especificações, evoluiu posteriormente para a visão de satisfação do cliente.
Amostragem na inspeção por atributos
É aquela segunda a qual a unidade de produto é classificada simplesmente como defeituosa ou não (ou o número de defeitos é contado), em relação a um dado requisito ou a um conjunto de requisitos (MIL STD 105D e NBR 5426).
Amostragem na inspeção por variáveis
É aquela segundo a qual uma característica de qualidade em uma unidade do produto é medida numa escala contínua, tal como: quilograma, metros, metros por segundo, etc. e o resultado de cada medição é anotado. (MIL STD 414).
Os planos de amostragem dividem-se, em:
Simples
Parâmetros -> n, Ac,Re.
Onde a decisão de aceitação/rejeição do lote é tomada após a realização da