Qualidade
O 5S surgiu no Japão no início dos anos 1950. Trata de uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras japonesas. No Brasil, alguns “S” foram traduzidos usando palavras variadas. O propósito central do
Programa “5S”é a melhoria da eficiência no ambiente de trabalho, evitando que haja perda de tempo. Os fundadores deste sistema acreditam que os benefícios de sua metodologia provêm da decisão sobre o quê deve ser mantido, onde, e como deve ser armazenado.
No Laboratório de processos e Análises Químicas esse sistema de qualidade foi implantado da seguinte forma: ● Senso de utilização: as vidrarias e os equipamentos mais utilizados foram organizados de modo a facilitar na hora do preparo dos ensaios.
● Senso de organização: para cada análise foi separada uam bancada, onde foram colocadas todas as soluções utilizadas para a realizaçãos dos ensaios, afim de eliminar movimentos desnecessários.
● Senso de limpeza: todos os alunos que trabalham no Laboratório de Processos e Análises Químicas tiveram o compromisso de limpar todas as vidrarias e o seu local de trabalho diariamente. Mensamente foi estabelecido um dia para a limpeza de todo o laboratório.
● Senso de padronização: Todas as vidrarias similares foram separadas em locais diferentes. Os documentos tiveram o seu próprio armário, organizados em ordem alfabética. Os reagentes foram organizados em uma só prateleira.
● Senso de auto-disciplina: a manutenção e a padronização dos outros 4S são revistas mensalmentes através de reuniões com a equipe da qualidade.
4.6.2 Programa “3R”
O 3R é um recurso de memória para um processo seqüencial que visa à diminuição dos resíduos sólidos e líquidos. O Laboratório de Processos e Análises Químicas adotou esse sistema de qualidade através das seguintes estratégias: ● Reduzir: os alunos foram orientados a economizar ao máximo a água.
● Reutilizar: os bolsistas e alunos procuraram reutilizar mais o papel e recarregar os cartuchos de tinta