Qualidade e negocios
Dada a complexidade que o ambiente de negócio vem tomando nos dias de hoje, o mercado, mais do que nunca esta exigindo gestores hábeis, criativos, estratégicos e inovadores que de certa forma estejam comprometidos com o futuro da sua organização. A globalização, mudanças económicas e a tecnologia torna a competitividade ainda mais intensa, a luta para a aquisição de clientes faz-se sentir em quase todos os seguimentos do mercado, assim dado ao elevado nível de oferta no mercado cabe a empresa proporcionar melhores produtos ou oferecer melhores vantagens. Dado o poder que a qualidade tem para com os consumidores, vê-se a necessidade de usa-lo como uma ferramenta para a obtenção de melhores resultados na organização.
Qualidade, não só é uma característica crucial para a obtenção ou incremento de pontos fortes, mais sim um catalisador de lucros na contabilidade da organização, afinal o consumidor aloca o seu rendimento no que ele atribui maior valor, este valor é medida pela satisfação de necessidades. E se, olhar-se para o conceito da qualidade percebe-se claramente que ela é um factor primordial para que qualquer produto ganhe o mercado, conquiste clientes ou até que satisfaça necessidades. Desta forma ela precisa ser encarada como um factor que alavanca os resultados da organização e sem dúvidas gestores podem fazer o uso dele para aumentar suas forças na competitividade ou a tenham como o seu ponto forte pois ela atinge a sensibilidade do cliente causando reacções em favor da entidade produtora.
Palavras chaves: Qualidade, estratégia.
2. Introdução
Dada a extensão que o mundo de negócios vêm tomando, as empresas se expõem numa condição de competitividade contínua e a sua sobrevivência é condicionada pela excitação dos clientes com produtos e serviços extraordinários, face a isto, é indispensável que a qualidade faça-se presente nos produtos ou serviços que se oferece aos clientes, isto, não só para a satisfação dos consumidores mais