qualidade e excelencia
4. São elas:
INSPEÇÃO
CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE
GARANTIA DA QUALIDADE
GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE
5. Processo de Inspeção
Nos séculos passados não existia controle de qualidade como existe hoje, grande parte dos produtos fabricados eram feitos artesanalmente.
Fabricavam-se poucas quantidades de cada produto, por isso a inspeção era informal o que geralmente assegurava qualidade nos produtos.
6. ...
A inspeção formal passou a ser necessária com o início da produção em massa, e também da necessidade de peças que servissem a vários processos de produção, que estavam se automatizando.
As atividades de inspeção foram normalizadas no controle de qualidade em 1922, com a publicação de Thecontrolofquality in manufacturing de G.S.Radford.
O livro trata alguns princípios considerados fundamentais no controle da qualidade moderno e atual, mas tem como foco principal a inspeção.
7. Controle estatístico da qualidade
No ano de 1931, Walter Shewhart publicou Economiccontrolofqualityofmanufacturingproduct, livro que propiciou um caráter científico aos aspectos da qualidade.
Atualmente muitas coisas relacionadas ao controle de qualidade moderno podem ser atribuidas à obra desse autor.
8. ...
Shewhart foi o primeiro a reconhecer que a variabilidade era um fato real na produção industrial e que poderia ser estudada por princípios de probabilidade e estatística.
9. Garantia da qualidade
O objetivo da garantia da qualidade é a prevenção dos problemas da qualidade. Os instrumentos se expandiram para muito além da estatística, com a consideração de quatro elementos, distintos:
10. ...
A qualificação dos custos da qualidade;
O controle total da qualidade;
A engenharia da confiabilidade;