QUALIDADE VIDA E SAUDE
Resumo da aula de QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE sobre
COLUNA VERTEBRAL
93 Á 97% dos problemas de coluna são de ordem funcional, o restante diz respeito ao estrutural; os desvios de coluna podem ser:
ESCOLIOSE – quando o desvio da coluna é lateral ( visto de frente)
CIFOSE – quando é inclinado em excesso, olhando pela lateral, no formato que lembra um “c”,(coluna inclinada para frente).
HIPERLORDOSE – é a curvatura, da parte baixa da coluna, para frente. (vista lateral) soluções do problema de coluna: fortalecimento da musculatura do abdomem e muito alongamento; evitar o andador na fase infantil; na adolescência, com o corpo em formação, as mochilas escolares não podem pesar mais do que 5% da massa corporal.
Para a coluna, sobre o dormir, pode-se afirmar:
Deitar de lado só com um travesseiro entre as pernas;
Deitar de barriga para cima recolhendo as pernas e colocando um travesseiro sob as pernas;
Não recomenda-se dormir de bruços, pois isto gerará uma força de ação e reação entre o peito e o colchão (para que haja a dilatação da caixa torácica) tornando o sono agitado e cansativo.
Coluna e sapato de salto alto:
O uso constante causa atrofia do tendão,
Causa redução da circulação sanguínea, evitando o retorno de sangue e causando o inchaço dos pés;
O salto alto gera desequilíbrio de postura, e ao tentar corrigi-lo provoca-se a lordose;
Verificação de curvatura
Encostar em uma parede, de costas, se o braço passar no espaço entre a parte baixa da coluna e a parede é sinal de Hiperlordose, e se os olhos não fixarem o horizonte é sinal de Cifose.
Hérnia de disco (estrusa) é o deslocamento do disco intervertebral, que pode até pressionar um terminal nervoso da medula espinhal causando dor e até a restrição de alguma função motora.
Bico de papagaio é o deslocamento do disco que gera contato entre os ossos das vertebras gerando uma calcificação indesejada.
Curiosidades
A coluna é composta de 32