Qualidade Vida no Trabalho
A empresa moderna tem se preocupado em possibilitar ao empregado o desenvolvimento do seu potencial de crescimento profissional. Isso se dá pela oferta de um ambiente de trabalho adequado o que, no sentido mais amplo, engloba atenções tanto com o meio ambiente quanto com o bem-estar pessoal. Por sua vez, o trabalhador tem a responsabilidade de se cuidar para que essa dialética gere uma energia positiva que impulsionará o negócio como um todo.
Toda empresa busca o lucro e para que o mesmo seja atingido com o máximo de eficiência, é imprescindível que o trabalhador esteja saudável e motivado. A capacidade de uma pessoa é medida atualmente por valores que até bem pouco tempo eram colocados em segundo plano: saúde, estilo de vida, criatividade, “bom astral”.
Quem está bem minimiza os riscos para si, para quem está ao seu redor e, consequentemente, para o eventual empregador.
Melhorar pessoas, contudo, é um processo a longo prazo em qualquer lugar do mundo. O segredo é fazer com que as pessoas se convençam a investir na sua qualidade de vida. Por isso as empresas procuram criar, cada vez mais, bons ambientes de trabalho, oferecer melhores condições de lazer, estender benefícios sociais às famílias e, principalmente, conciliar seus próprios valores e metas com as aspirações de realização profissional de seus colaboradores, o que aumenta a satisfação e a produtividade. Então elas se empenham em harmonizar o ambiente de trabalho, promovendo o respeito pelo indivíduo e estimulando as pessoas a desenvolver atividades que resultem na melhoria de sua vida pessoal, o que vai garantir maior qualidade nos serviços que elas realizam.
O objetivo deste trabalho é destacar a importância da “Qualidade de Vida no Trabalho” como um fator determinante para o bom desempenho profissional, mostrando a sua evolução histórica desde a época de Taylor até os dias atuais e como isto tem influenciado na produtividade do trabalhador.
2. DEFINIÇÕES DE