Qualidade total - tqc
O mercado tem se globalizado, dia após dia surgem novas tecnologias e barreiras que precisam ser ultrapassadas. A concorrência entre as organizações tem crescido gradativamente, só sobrevivendo aquelas que forem melhores no que fazem, nos produtos que oferecem. Somente assim uma organização atingirá o seu objetivo primordial que é o de atender plenamente a necessidade do seu cliente. O TQC - Controle da Qualidade Total tem o objetivo de ajudar as empresas a alcançarem Controle + Qualidade Total dos seus processos, com metodologias práticas que vão desde a identificação do problema, resolução, padronização e verificação, buscando sempre a melhoria contínua dos processos, garantindo assim que a empresa seja uma máquina em perfeito funcionamento, com as engrenagens ajustadas para alcance das metas com um menor esforço possível.
2 - BREVE HISTÓRICO DO PROGRAMA DE QUALIDADE TOTAL
A gestão da qualidade surgiu no Japão por volta de 1950. A corrente da qualidade é conhecida como o modelo japonês ou controle da qualidade total no Japão (TQC) com foco no cliente.
Após a 2ª Guerra Mundial surgiu a necessidade de adaptação da indústria às novas exigências, aos novos problemas administrativos e sociais, defronte às mudanças nos cenários econômicos e políticos mundiais em virtude das seqüelas da guerra. (Falconi Campos, V. TQC: Controle da Qualidade Total (No Estilo Japonês, Belo Horizonte, 1992, p.14)
As ações do movimento TQC começaram com a visita, ao Japão em 1950, de William Edwards Deming, americano, Ph.D em física e discípulo do estatístico Walter A. Shewhart da Bell Telephone Laboratories.
A tese de Deming preconiza que a qualidade melhora a produtividade e a posição competitiva da organização, partindo do pressuposto que a qualidade é função do projeto, da conformidade e do processo de comercialização.
Outro americano que contribuiu para o desenvolvimento do TQC no Japão foi engenheiro eletricista, Ph.D