Qualidade total aplicada às organizações Hospitalares
“A qualidade total aplicada às organizações hospitalares é algo instigante, capaz de provocar grandes discussões teóricas e um desafio a sua aplicabilidade prática. Este processo nos coloca diante de vários questionamentos, motivo pelo qual deve continuar a ser exaustivamente estudada, como forma de desenvolver modelos de gestão mais adaptados às peculiaridades e especificidades destas organizações, considerando a complexidade do seu ambiente institucional”.
Fonte: Gurgel Júnior, G. D. & Vieira, M. M. F. Qualidade total e administração hospitalar: explorando disjunções conceituais. Ciência & Saúde Coletiva, 7(2):325-334, 2002
1) Quais as principais barreiras você considera na aplicação da GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL em uma instituição hospitalar?
A Gestão de Qualidade Total é um conjunto de técnicas que visa aperfeiçoar o serviço, com a intenção de alcançar a qualidade máxima deste. Quando aplicamos essa gestão em uma instituição hospitalar podemos encontrar algumas barreiras como a resistência às mudanças por parte dos gestores e quando não, por parte da equipe; Falta de atualização e motivação de funcionários; O engessamento do processo administrativo ocasionado pela rigidez da burocracia é algo extremamente prejudicial à rotina organizacional. Sendo por vezes uma situação extremante constrangedora ao funcionário, pois seu trabalho fica limitado ao depender de uma autorização meramente burocrática.
2) Comente sobre a importância da utilização da ferramenta PDCA na melhoria da qualidade e na solução de problemas.
A utilização da ferramenta PDCA é muito importante para o processo de melhoria constante dos serviços da instituição. Essa ferramenta sugere primeiramente que devemos planejar metas e definir um plano para alcançar essas metas. Segundo, devemos executar os planos definidos na etapa anterior, treinando funcionários para colocar em prática tais procedimentos. Depois, através de dados coletados, verificamos se os processos dos planos