Qualidade PremieR Pet
Qualidade, no contexto do Inmetro, compreende o grau de atendimento (ou conformidade) de um produto, processo, serviço ou ainda um profissional a requisitos mínimos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos, ao menor custo possível para a sociedade. Segundo o ISO - INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION – responsável pelas normas de Qualidade em diversos setores no mundo inteiro, “Qualidade é a adequação ao uso. É a conformidade às exigências”.
Quando falamos de Qualidade é necessário estabelecer definições abrangentes. Qualidade tem a ver, primordialmente, com o processo pelo qual os produtos ou serviços são materializados. Todos os processos de uma determinada atividade são importantes, se os processos forem desenvolvidos com qualidade, o produto final terá qualidade. O aspecto objetivo, mensurável da Qualidade, é o processo. Contudo, outras dimensões da Qualidade existem que não podem ser mensuradas. Podemos não duvidar da qualidade de um produto ou serviço, mas podemos criticar o seu preço, higiene, instalações, etc., por isso as organizações preocuparam-se em estudar a Qualidade nas dimensões não atingidas pelos processos. A partir daí surgiu a Qualidade Total.
A Qualidade Total é muito abrangente e se dedica a estudar a satisfação dos clientes. O conceito de cliente deve ser estendido ao ponto de todos numa organização serem considerados clientes. São os clientes externos (compradores) e os clientes internos (funcionários). Dessa forma são avaliadas as relações dos diversos departamentos de uma organização e as relações desta com a sociedade como um todo.
Qualidade é um conceito multidimensional, e a compreensão clara dessas diversas dimensões possibilita seu uso como uma arma competitiva de grande importância. São elas:
1. Desempenho: esta dimensão se refere às características primárias de um produto;
2. Características: são os adicionais, os detalhes, o supérfluo que valoriza o produto;
3. Confiabilidade: