Qualidade no atendimento e postura profissional
OBJETIVOS DA AULA
Identificar o cliente, pois nas relações profissionais, ele é a razão de existir de uma empresa.
Saber discernir quem são os clientes internos e externos.
QUEM É O CLIENTE ?
Na maioria das vezes que ouve falar de ‘cliente’, qual é a imagem que aparece na sua cabeça? Uma pessoa em um balcão realizando uma compra, ou algo parecido, certo? Se respondeu sim, sua resposta não está totalmente errada, mas nem totalmente certa. Sempre nos esquecemos de que toda vez que, num ambiente corporativo (na empresa), alguém nos faz uma solicitação estamos diante de uma situação de cliente-fornecedor.
Reflita!
Pense no seu ambiente profissional.
Quais são suas principais atribuições?
Toda vez que um superior hierárquico lhe pede algo, ou, mesmo que nem chegue a pedir, toda vez que você entrega algo que é sua responsabilidade, você está diante de uma situação cliente-fornecedor, na qual o cliente é a pessoa para quem você realiza a entrega (pode ser de um relatório, de uma cotação de preços, um recado, uma ligação, entre outros) e o fornecedor é você.
Outro exemplo: no dia em que recebe seu contracheque, você percebe que algo está errado (um pagamento ou desconto extra) e não sabe o motivo. A primeira medida é procurar o Departamento Pessoal ou Recursos Humanos para entender a origem do pagamento ou desconto. E nessa situação, quem é o cliente? Lembre-se de que na cena anterior seu chefe era o cliente e você, o fornecedor. Nesse momento, o cliente é aquele que busca entender o que se passou com o contracheque e o fornecedor é o setor responsável por explicar a origem do evento.
Mas, essas circunstâncias são diferentes: em uma o cliente é o chefe, na outra o cliente sou eu? Isso mesmo! No mundo corporativo a relação cliente-fornecedor é relativa, pode mudar a qualquer instante, fazendo com que sejamos tanto cliente quanto fornecedor. Daí, a importância de saber que