Qualidade na saude
Qualidade na Saúde -Sistema de Certificação na Saúde.
Atividade 2
A QUALIDADE NA SAÚDE
A Qualidade em Saúde (QS) pode ser definida como a prestação de cuidados de saúde acessíveis e justos, com um nível profissional ótimo, que tenha em conta os recursos disponíveis e consiga a adesão e satisfação do cidadão. Implica ainda, a adaptação dos cuidados de saúde às necessidades e expectativas do cidadão e o melhor desempenho possível.
O acesso a cuidados de saúde de qualidade, durante todo o tempo e em todos os níveis da prestação, é um direito fundamental do cidadão, a quem é reconhecida toda a legitimidade para exigir qualidade nos cuidados que lhe são prestados.
O grau da (QS) pode ser condicionado por múltiplos fatores: evolução social, política, ambiental, científica e tecnológica extraordinária; incerteza e imprevisibilidade de ocorrências como epidemias e catástrofes, alterações climáticas e terrorismo; características do Sistema de Saúde; determinantes da procura de cuidados (por ex., envelhecimento, doença crónica, mais informação, expectativa e exigência) e da capacidade de resposta (por ex., recursos humanos, especialização crescente, trabalho multidisciplinar e intersectorial); novos conceitos de resultados em saúde e de qualidade de vida.
Neste momento o acesso aos serviços de urgências de alguns hospitais do país complicou-se, com tempos de espera que chegam a atingir as 18 horas, situação agravada pelo bloqueio no internamento nalgumas unidades por falta de camas, doentes urgentes que esperaram, em média, quatro horas para serem atendidos”.
João Sá considerou que “o aumento da procura é tradicional desta época, mas o aumento da procura interligado ao problema da escassez de recursos humanos faz com que a situação se agrave. Aconteceu agora e vai continuar a acontecer, se não se mudarem as regras de contratação de profissionais para as urgências”.
A IMPLEMENTAÇÃO DA QUALIDADE – SISTEMAS DE QUALIDADE