Qualidade na construção pode reduzir custo e prazo
Modelo integra custo, prazo e qualidade para avaliar desempenhos de projeto
“Na vida prática comecei a perceber que análises apenas de custo e prazo, em projetos complexos, pecam ao não identificar desvios no planejamento por falta desta dimensão. ”
A dimensão qualidade tem tudo a ver com a maneira com que o produto do projeto vai se adequar à vontade do dono da obra. “Se o cliente quer uma casa com três quartos e, ao final, há somente dois a qualidade não foi atingida, mesmo que os custos e os prazos tenham sido reduzidos. A sensação que transparece é que tempo e dinheiro foram gastos incorretamente”, avalia.
A pesquisa desta nova metodologia foi feita em duas etapas. Na primeira, desenvolveu-se um modelo multidimensional que integra custo, prazo e qualidade na avaliação de desempenhos de projeto. Num segundo momento, foram realizadas entrevistas com empresas de forma a avaliar como o quesito qualidade era tratado por elas.
Qualidade “subjetiva”
Segundo campos, ao contrário da objetividade de que se utilizam quando lidam com o controle de custos e prazos, as empresas tratam a qualidade de forma subjetiva e a relegam à cargo da equipe técnica que efetivamente executará a obra. “Tratar qualidade de forma objetiva exige um grau de maturidade em gerenciamento de projetos que, em geral, as empresas não tem”.
Esta maturidade se constitui em saber inicialmente orientar o projeto, considerando os requisitos de interesse do cliente e a possibilidade de desdobramentos que possam surgir. O foco principal do projeto sempre são os anseios do cliente. Cabe ao