qualidade em sistemas logisticos
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta de sistema de controle de qualidade e produtividade. Faremos considerações tanto sobre a qualidade como sobre a produtividade, procurando extrair conclusões sobre as virtudes e as deficiências do Transporte Urbano que afetam a vida da População urbana. Diante da perspectiva desregulamentação do mercado, privatização e concessão dos serviços de transporte, a qualidade passou a ser um dos mecanismos de controle e remuneração do serviço. As empresas operadoras têm buscado a sua capacitação através do aumento de eficiência de seus processos internos, da agregação de variáveis de qualidade internas e externas e principalmente da interação com o passageiro do sistema de transporte público.
Conceitos de qualidade e produtividade no transporte urbano de passageiros
No setor de transporte urbano de passageiros, a visão conceitual direciona-se para a satisfação plena do usuário e para a precisa identificação do tipo de oferta desejada. Já o conceito mais comum de produtividade incorpora a relação entre o produto obtido e os insumos utilizados no processo de produção. Uma gestão moderna precisa considerar, de forma equilibrada, as noções de qualidade e produtividade, Lima (1996), aponta um método de gestão da produtividade com qualidade no transporte coletivo urbano por ônibus é um procedimento destinado a selecionar, comparar, calcular e analisar atributos e respectivos indicadores de qualidade, sem prejuízo da sua produtividade, para promover a melhoria contínua do serviço.
Em relação ao planejamento da empresa, informações obtidas da execução alimentam modelos de tomada de decisão, os quais determinam a forma como os recursos disponíveis capitais, pessoal, material e equipamento serão aplicados.
Figura 1: Representação do sistema, adaptado para empresas de Transporte Público de passageiros,
(Oliveira, 1997).
Processo e fatores de produção do