Qualidade do ensino: uma visão internacional
Centro de Ciências Humanas.
Departamento de Letras
Avaliação I
Teoria da Literatura I
Profª Aldenora Márcia Carvalho
Aluno: Ubiratam Câmara Barros
QUESTÕES OPTATIVAS
1. Identifique a linha argumentativa do autor e que argumentos ele utilizou para sistematizar sua abordagem teórica.
Terry Eagleton, em introdução: o que é literatura? Traça a história do estudo da literatura desde os estudiosos do século XVII até os pós-modernos do último século, fazendo uma apresentação das principais correntes teóricas deste centenário. O autor discute a questão sobre cada ponto de vista, do que vem a ser literatura e do porquê de algumas obras serem denominadas literaturas e outras não.
2. Demarque o problema da investigação identificando no texto os objetivos dessa investigação.
O texto, “Introdução: o que é literatura?”, se dedica a estudar a literatura. Ele busca tornar inteligível aos leitores o conceito da literatura; oferecer àqueles que têm pouco ou nenhum conhecimento do objeto de estudo da teoria literária, a literatura; colocar o leitor na definição do que é literatura, como peça fundamental, observando o contexto social, cultural, religioso e valorativos de cada indivíduo. QUESTÕES OBRIGATÓRIAS
A MORENINHA, Joaquim Manuel de Macedo, 1844.
1. Quanto à linguagem, você considera que o discurso literário e o léxico utilizado nas obras literárias correspondem às representações da realidade na contemporaneidade?
Não. Autor do primeiro romance urbano do Romantismo brasileiro, Joaquim Manuel de Macedo, descreve os ambientes e costumes, servindo como um verdadeiro documentário sobre a vida na capital do Império, Rio de Janeiro. Suas narrações e descrições, apesar de possuírem uma linguagem muitas vezes bem elaborada, nada lembram os recursos do vocábulo brasileiro deste século.