Qualidade de vida
A busca por uma melhor qualidade de vida tem sido motivo de pesquisa e preocupação em vários setores da sociedade atual. No entanto, generalizar seu significado é algo complexo. O material pesquisado para o desenvolvimento deste trabalho menciona complexidade.
1.1 Múltiplos significados de Qualidade de Vida
É difícil definir o significado de Qualidade de Vida (QV), há uma gama de conceitos e teorias sobre o assunto. Pode ter uma conotação pessoal, ampliando as possibilidades de entendimento sobre essa expressão. Diz respeito ao modo de vida de cada um representando a excelência de se viver bem e o que é considerado essencial para a satisfação do ser humano.
Nesse sentido, segundo Pires (2001, p.14), é possível entender QV como um estado de satisfação proveniente da realização dos desejos pessoais. Partindo desse princípio, ele associa a qualidade de vida com a capacidade de se sentir feliz.
Entretanto, de acordo com Silva e De Marchi (1997, p.26), o entendimento do real significado de felicidade é complexo. Não é possível atrelar seu significado a um estado permanente de satisfação e de paz, com total ausência de tristeza, dor e sofrimento. Isso é utópico. Na concepção deles, felicidade é a sensação de gosto pela vida, ter o prazer de viver, independente das condições externas. E, dessa forma, pode-se dizer que a felicidade e a qualidade de vida dependem das expectativas e do plano de vida de cada indivíduo. Salientam, ainda que, para ser feliz, é preciso estar em condições físicas satisfatórias.
Moreira (2001, p.25) define QV como um compromisso de aperfeiçoamento tanto da arte de viver como de conviver. Está intimamente ligada a uma educação de qualidade, que deve ser aprendida desde os primeiros anos de vida. Para Moreira e Araújo (2005 p.16), QV significa:
a) Ter o hábito de desenvolver medidas preventivas para a saúde; b) Ter consciência