Qualidade de Vida
Diante dos fatos observados na atualidade torna-se evidente que para o profissional de Enfermagem trabalhar em uma unidade de emergência ele precisa estar preparado não só intelectualmente com os conhecimentos teórico-prático, mas também está munido de um preparo físico e mental; dessa forma poderá prestar uma assistência de excelência, promovendo a sua qualidade de vida e beneficiando também os clientes desse serviço.
Uma série de fatores podem influenciar na qualidade de vida de um (a) Enfermeiro (a), entre eles os mais citado é o estresse, ainda mais quando discutido dentro de uma unidade emergencial, onde existe uma demanda aumentada de atendimentos por dia; neste ponto de vista fez-se necessário investigar justamente sobre a qualidade de vida desses profissionais.
Trata-se de uma documentação indireta com revisão de literatura, onde foi narrado o conhecimento produzido nos artigos selecionados, destacando os resultados, discussões e conclusões importantes para elaboração do mesmo; tem por objetivo apontar a qualidade de vida dos profissionais de Enfermagem, além de identificar quais os fatores que interferem nessas condições bio-psico-sociais do enfermeiro, incluído o estresse, bem como analisar a sua influência no rendimento desses profissionais.
A qualidade de vida nas unidades de emergência foi analisada através de dados publicados por Spanhol, Barreto e Melo (2012); tendo como referência nas implicações na jornada de trabalho de Lima (2012) e com base em Harbs, Rodrigues e Quadros (2008), foi debatido o estresse da equipe de Enfermagem.
Assim, ao final espera-se que o artigo possa trazer benefícios para a população estudada, mostrando-os os riscos que correm ao exercerem a profissão escolhida e fornecer dados que possam ajudar a melhorar esse fato.
DESENVOLVIMENTO
Qualidade de Vida
Muitas são as definições encontradas para o termo qualidade de vida, já que cada indivíduo a partir de seu histórico pessoal almeja algo que possa se