qualidade de vida
Nasceu em 1894 na cidade de Sâo Gonçalo do Sapucaí(MG).Desenvolveu a primeira pesquisas sobre a situação da educação na cidade de São Paulo e foi dos grandes participantes da reforma na educação pública tudo isso na década de 20.
OBRAS
Entre 1927 e 1930 promoveu ampla reforma educacional no Rio de Janeiro,que na época era capital da República,animado prosposta de extensão do ensino a todas as crianças em idade escolar,para todas as modalidades:-primário,técnico profissional e normal.
Fundou a Biblioteca Pedagógica Brasileira e em 1932 redigiu e lançou junto com outros educadores o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova,dirigido a Nação e ao governo Getúlio Vargas,pios colocava a educação como problema nacional de maior importância,acima dos problemas econômicos nos planos de reconstrução do país.
Pela primeira vez afirma-se q é impossível desenvolver as forças econômicas ou de produção,sem o preparo intensivo das forças culturais e o desenvolvimento das aptidões à invenção e à iniciativa, que são os fatores fundamentais para a riqueza da sociedade.
O Manifesto estabelecia a função pública da educação; a garantia de acesso à educação; a proibição de separação de sexo entre os alunos;a autonomia da função educacional; a proibição da influências religiosas,políticas e partidárias sobre o processo educacinal.
O Manifesto termina com parágrafo:”mas,de todos os deveres que incumbem o Estado,o que exige maior capacidade de dedicção e justiça e a maior soma de sacrificíos:aquele com que não é possível transigir se, a perda irreparável de algumas gerações;
Em seu livro Principios da Sociologia,publicado em 1935,faz sua primeira dissertação sistematimática e crítca das ideias sociológicas para professores e alunos no país,tais como discutir a natureza objetiva dos fatos sociais,a constituiçao de uma ciência particular do social, a luta pela autonomia da sociologia como ciencias e as grandes correntes do pensamento