Qualidade de Vida
Os Múltiplos Significados da Qualidade de Vida
O conceito de qualidade de vida de engloba alguns aspectos diferentes culturas: subjetividade, multidimensionalidade e presença de dimensões positivas (exemplo: mobilidade) e negativas (exemplo: dor). Esses aspectos devem ser capazes de medir a qualidade de vida em qualquer lugar do planeta. A definição de qualidade de vida seguindo esses aspectos pode ser enunciada como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações". A qualidade de vida refle na estrutura de alguns domínios: físico, domínio psicológico, nível de independência, relações sociais, com o meio ambiente e de espiritualidade / religião / crenças pessoais. A qualidade de vida, contudo, é uma questão que envolve valores e, como tal, está cheia de subjetividade, de reflexões pessoais e juízos familiares. A população em geral tem consciência do que é melhor para sua saúde, mas nem sempre o que é melhor para a sua saúde se reflete no que é melhor para a pessoa. Como a forma de mensuração, pelo que podemos notar, depende muito da interpretação de cada pessoa, que identifica o grau de melhora, piora ou, até mesmo, a manutenção da qualidade de vida dos indivíduos; esta se torna uma avaliação que atua no campo perceptivo sobre os níveis do "envelhecimento bem-sucedido".
A dimensão do aspecto físico
O aspecto físico na qualidade de vida pode ter diferentes sensações e sentidos em jovens adultos idosos e crianças durante uma pratica esportiva uma sensação positiva para um idoso, pode ser diferente para um jovem essas diferenças pode se dar as atividades feitas no decorrer do dia de cada individuo.
A dimensão do aspecto psicológico
A dimensão psicológica na qualidade de vida vai variar de acordo com que o individuo ele tem um aspecto positivo da vida se ele se cuida