Qualidade de vida
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
QUALIDADE DE VIDA
ALEX DA CUNHA RAMOS
ANA CLARA CECONELLO
SHIRLEY VIVIAN BRUN
PROFESSORA MIRIAN MORALES NOGUEIRA GONÇALVES
Fundamento sócio- antropológico da educação física
Joinville-SC
2013
1 INTRODUÇÃO
Qualidade de vida é a forma utilizada para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida. Não deve ser confundida com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.
1.1 JUSTIFICATIVA
Diante da surpreendente transformação global da sociedade, assistimos a uma progressiva ruptura dos padrões do passado, seja na política, economia, cultura, bem como nos conceitos e padrões de saúde. E quando falamos em qualidade de vida é importante que possamos visualizá-la de uma forma mais abrangente, onde a mesma não consegue ser alcançada com uma abordagem simplista, com cronogramas técnicos e isolados. É a partir daí que surge a necessidade de compreender o conceito de qualidade de vida em um sentido mais amplo e não apenas na visão estática de que para ter saúde basta não estar doente.
CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA (PROBLEMÁTICA)
Como a falta de qualidade de vida interfere na vida das pessoas na forma física, psicológica e mental? E como mudar isso?
A falta de cuidados na vida das pessoas pode interferir negativamente na qualidade de vida com surgimento de doenças, surgimento de depressões, problemas nos aspectos físicos, mentais e psicológicos e isto ocorre por que os seres humanos estão cada vez mais preocupados com as obrigações do cotidiano, como no trânsito, violência, muitas obrigações, preocupados em