Qualidade de vida
DE VIDA
A organização mantém o clima organizacional, a qualidade de vida e a preservação da integridade física das pessoas, representada pela saúde ocupacional, segurança e ergonomia. É importante, também, a busca do bem-estar, a satisfação e a motivação das pessoas, bem como a necessidade da avaliação da sua satisfação. O cumprimento dessas condições é fundamental para a retenção de talentos e para que a força de trabalho contribua para os resultados da organização, por meio da plena utilização de suas capacidades.
IDENTIFICAÇÃO DOS PERIGOS E RISCOS
RELACIONADOS À SAÚDE OCUPACIONAL,
SEGURANÇA E ERGONOMIA
Os perigos relacionados à saúde, segurança e ergonomia são qualquer condição ou situação que possa prejudicar o funcionário em relação à sua saúde, segurança ou fatores ligados à ergonomia. A saúde está relacionada à pessoa, é sua condição física ou psicológica. A segurança está relacionada com o trabalho ou atividades que o funcionário exerce na organização. Dentre os perigos relacionados à segurança considera-se, também, o deslocamento do funcionário da sua residência para a organização e vice-versa. Os fatores ligados à ergonomia estão relacionados com o homem e a máquina, buscando sempre uma condição de conforto e segurança para o funcionário, quando este opera a máquina.
Os perigos relacionados à saúde, à segurança e à ergonomia devem ser identificados na organização. Os riscos, relativos à esses fatores, estão diretamente ligados à probabilidade de sua ocorrência para os funcionários. Uma vez identificados os perigos e riscos, os mesmos precisam de tratamento adequado para evitar a sua ocorrência.
O tratamento de riscos relacionados à saúde, à segurança e à ergonomia são ações ou planos de ações que quando executadas vão eliminar ou prevenir os perigos identificados. Para o tratamento dos riscos relacionados aos perigos identificados, as seguintes práticas podem ser utilizadas:
• Programa de Prevenção de