qualidade de vida
O estudo proposto abrange o assunto qualidade de vida nas organizações, o qual vem sendo um fator influente no desempenho dos colaboradores em relação aos grandes desafios do trabalho no cotidiano. Desta forma, as empresas vêm se adequando a essa nova tendência por uma questão de resultado.
INTRODUÇÃO
Chiavenato demonstra a relação entre a competitividade das empresas e a produtividade dizendo que ambas tem que passar pela QVT. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi realizar um estudo de caso em um ambiente corporativo, sendo este focado na área de Qualidade de Vida nas Organizações, de forma a identificar o nível de qualidade de vida no trabalho, sob a forma de uma análise da situação da empresa no que se refere à aplicação de programas de qualidade de vida para a melhoria do bem estar coletivo, identificado através da verificação das condições de trabalho oferecidas pela empresa, bem como a conseqüente satisfação dos colaboradores diante destas.
METODOLOGIA
As informações foram adquiridas através de experimento de campo, pesquisa descritiva e pesquisa de exploração do ambiente, tendo como instrumento de desenvolvimento, pesquisa sob forma de questionários com perguntas fechadas, constituída da avaliação de fatores como: saúde no trabalho, condições de trabalho, níveis de motivação, salários e benefícios, higiene e segurança no trabalho, além de perguntas abertas.
DESENVOLVIMENTO
ANÁLISE DOS DADOS
Os colaboradores avaliam a qualidade de vida no ambiente organizacional apresentando, através dos percentuais do gráfico acima, uma parcela elevada nos graus de satisfação e muita satisfação, totalizando 69,05%, entretanto 19,05% consideram-se pouco satisfeitos e 11,90% totalizam os graus de insatisfação e muita insatisfação.
È através dos programas de qualidade de vida que a organização integra e cuida do bem estar de seus colaboradores. Desta forma, segundo os percentuais demonstrados no gráfico acima na avaliação dos