Qualidade de vida
Com a nova perspectiva do terceiro milênio, marcada pela preocupação com o bem-estar físico, mental e espiritual das pessoas, a qualidade de vida dentro e fora do trabalho evidência um novo rumo às relações de trabalho. As empresas atualmente procuram verificar o grau de satisfação e participação de seus colaboradores nas atividades organizacionais. Como forma de mensurar tais itens a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem auxiliar as organizações trazendo elementos que permitam conhecer o que as pessoas sentem em vários aspectos, tanto internos como externos à organização. A necessidade de estar sempre atenta às novas tendências e necessidades de seus clientes, estes, sempre mais exigentes, faz com que as organizações busquem por qualidade nos seus serviços e produtos oferecidos, o que as levam a cobrar cada vez mais de seus colaboradores resultados satisfatórios, porém a organização deve atender não só as necessidades de seus clientes mais também de seus colaboradores fazendo com que estes se sintam satisfeitos em desenvolver suas atividades, tornando-se peça-chave da organização.
A capacidade de administrar o conjunto de ações, incluindo diagnóstico, implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho, alinhada e construída na cultura organizacional, com prioridade absoluta para o bem estar das pessoas da organização.
Para Boog (2001), o conceito biopsicossocial tem origem na medicina Psicossomática, a qual prega e defende a visão di ser humano. Tal ramo da medicina defende a tese de que:
• A camada biológica diz respeito às características físicas herdadas ou adquiridas, do nascimento à morte (metabolismo, resistências e vulnerabilidades dos sistemas e órgãos).
• A camada psicológica diz respeito aos processos afetivos, emocionais e de raciocínio, inconscientes e conscientes, responsáveis pela formação da personalidade, sua