qualidade de vida
Diretor: Nicodemos
Professora:
Aluno: Helton Lima de Oliveira
Serie: 3° ano Turma: Turno: Noite
TRABALHO DE HISTÓRIA
TEMA: A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL
CONCÓRDIA – 2013
A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL
Causas da Proclamação da República
A implantação da República não aconteceu por decisão popular, mas sim por interesses políticos de diversos grupos da elite, que não se adequaram ao regime monárquico. E cada um desses grupos tiveram sua contribuição no processo de instauração da República.
Um dos mais influentes grupos desse período foram os militares, entrando a então chamada "Questão Militar", onde os mesmos argumentando suas mazelas de infraestrutura e treinamentos por conta do antigo regime, viram assim a chance de tomar para si o poder, atribuindo os ideais positivistas. Outro grupo político foram os Republicanos que se fortaleceram ainda mais, os grandes proprietários de terras produtoras de café, membros de uma oligarquia rural, se revoltaram também com a abolição da escravatura, engrossando assim a fileira contra a monarquia.
Sabe-se, portanto que esses grupos tinham interesses próprios. Com a implantação da República e descentralização do poder cada grupo via a oportunidade de articulação política civil estar no poder. A República não foi resultado de lutas travadas corpo a corpo, mas de uma minoria da elite que estava insatisfeita com a forma de Governo Monárquico atuante até então no Brasil.
1- Crise da Monarquia
- O sistema monárquico brasileiro encontrava-se desgastado e era questionado por vários setores da população brasileira. O exército não aceitava mais a corrupção dentro do governo monárquico. Algumas imposições feitas pelo imperador também eram questionadas pelos militares. Entre elas, a proibição de oficiais do exército brasileiro em se manifestar na imprensa, sem a autorização do Ministro da Guerra.
- Os membros da Igreja Católica Brasileira