Qualidade de Vida no trabalho
ARTIGO POR SANDRA PAULA BERTOLASSI JIMENEZ - SEGUNDA-FEIRA, 13 DE JANEIRO DE 2014
RESUMO
Dada a importância dos impactos do trabalho tanto positivos, como negativos, na qualidade de vida das pessoas e como estes impactos podem estar relacionados aos objetivos, atividades e resultados estabelecidos e requeridos pelas empresas. Este artigo visa rever os conceitos sobre qualidade de vida no trabalho, onde foi realizado um estudo sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) desde a década de 1950 até os dias de hoje. Compreende-se qualidade de vida no trabalho como uma expansão da forma com que os programas de qualidade têm otimizado o bem-estar das pessoas, a condição de vida e as satisfações do trabalhador, bem como, melhorado consequentemente os resultados das empresas. Este artigo teve como objetivo, compreender quais são as concepções gerenciais e avaliar as transformações dos aspectos relacionados aos programas de qualidade de vida no trabalho.
1.INTRODUÇÃO
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um dos assuntos mais discutidos no meio da administração e no setor de gestão empresarial. O tema de QVT remonta o aspecto histórico da origem do trabalho, ou seja, a preocupação da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem uma relação direta com as primeiras atividades compreendidas como laborais. Analisando o trabalho como objeto histórico, observa-se que sua trajetória está repleta de mutações ao longo do seu processo, e presente nessas transformações está a QVT. O tema desse artigo se faz importante porque se trata de um assunto que está sempre se renovando, ou seja, constantemente é superado e procura-se sempre reinventar-se, adequando ao contexto social do trabalho.
Foi através da “Revolução Industrial e da sistematização dos métodos de produção no século XVIII e XIX que as condições de trabalho e sua influência sobre a produtividade e a moral dos trabalhadores passaram a ser estudadas de forma científica.”(Sant’anna e