Qualidade de Vida no Trabalho
Universidade Salgado de Oliveira.
Curso Pedagogia.
Disciplina: Pedagogia Empresarial
Professora:
Alunas: Turma:
São Gonçalo – 2009
INTRODUÇÃO
Diante do desenvolvimento sustentável e o aumento da expectativa de vida da população nos últimos tempos, fizeram surgir novos conceitos em relação à Qualidade de Vida e Qualidade de Vida no Trabalho.
Entende-se como um fator de conduta pessoal e organizacional que pode trazer inúmeros benefícios às pessoas e às empresas, mas, é necessário saber implementá-la. O tema se restringe a uma fonte de princípios teóricos e práticos que tem contribuído muito profissional e organizacional para o sucesso das empresas. A prática de atividades de Qualidade de Vida, em qualquer ambiente, é favorável, com isso, traz inúmeros benefícios para o bem- estar das pessoas e uma maior produtividade para as empresas.
Contudo percebe-se que ainda há uma grande resistência por parte das pessoas, para conseguir que elas se se sensibilizem quanto à importância de se adotar princípios da Qualidade de Vida como uma filosofia de trabalho.
A importância da adoção de hábitos saudáveis é primordial para o sucesso da implantação de programas de qualidade de vida, contudo, a empresa pode fornecer condições para que essa escolha aconteça. Assim Qualidade de Vida é ter total consciência dos benefícios à saúde que essa escolha trará para as pessoas, favorecendo satisfação e motivação aos funcionários em relação ao trabalho que executam em sua empresa.
JUSTIFICATIVA
Fica claro que a qualidade de vida do indivíduo também depende da qualidade de vida no trabalho, pois o trabalho assume papel central na vida das pessoas, chegando a definir aspectos vitais como “status” e identidade pessoal. Assim sendo, o trabalho deve ser realizado em condições que ajudem a promover a saúde, o equilíbrio físico e psicoemocional