Qualidade de vida no trabalho
Segundo o Modelo de Richard Walton, algumas variáveis devem ser consideradas na avaliação da QVT:
Quais os benefícios para o empresário/empresa de criar condições para promover essa qualidade?
Diversas pesquisas e cases de sucesso, apontam que a implementação de programas de qualidade de vida nas empresas, diminuem:
Absenteísmo
Turnover
Acidentes de trabalho
Custos
A empresa ganha em todos os sentidos. Aumenta diretamente a produtividade e diminui a rotatividade dos funcionários. Isso representa lucro para empresa, pois os gastos contratuais da rescisão de um funcionário, somados aos gastos para a seleção de um novo, seu processo de contratação e treinamento, quando somados representam uma grande perda de recursos.
Como convencer o empresário de que vale a pena?
A empresa é referência em tudo que envolve gestão de pessoas, do desenvolvimento à qualidade de vida.
Desenvolve ações simples a programas estruturados, garantindo uma vida equilibrada ao seu grupo de colaboradores.
Mais do que valorizar um bom ambiente de trabalho, a pesquisa desse ano mostrou que o sentimento de orgulho em pertencer à determinada empresa está atrelado a práticas consistentes de gestão de pessoas e qualidade de vida no trabalho.
Portanto, as próprias experiências de sucesso das grandes empresas no que diz respeito a implementação de programas de qualidade de vida devem estimular outros empresários a adotar essa política.
E para os funcionários? Quais os benefícios? Ao participar destes programas, o colaborador melhora sua saúde e trabalha mais motivado. Melhora a resistência a doenças e o relacionamento interpessoal