Qualidade de Vida no Trabalho - QVT
Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns – FAGA
Recursos Humanos I
Qualidade de Vida no Trabalho - QVT
Garanhuns – PE
Maio - 2012
Sumário
1. Introdução ....................................................................................................... 4
2. Fatores que influenciam na qualidade de vida do trabalho............................ 5
2.1 . A Hierarquia das necessidades (Pirâmide de Maslow)........................... 6
2.2 . Teoria dos dois fatores............................................................................ 8
2.3 . Modelo de Belanger ...............................................................................14
3. Conclusão ...................................................................................................... 18
4. Referências .................................................................................................... 19
5. Anexos ........................................................................................................... 20
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho (QVT) nas organizações.
A Qualidade de Vida do Trabalho pode ajudar no desenvolvimento de condições que motivem os trabalhadores, proporcionando um ambiente adequado para a realização de tarefas, facilitando o desenvolvimento pessoal e promovendo a interação entre as partes. Visa adaptar o trabalho ao ser humano, promover uma organização mais humanizada, gerando resultados positivos para os envolvidos.
As mudanças ocorridas nas organizações por causa da constante globalização mundial têm forçado as empresas a buscarem novos conhecimentos e tecnologias para serem aplicadas em seus produtos ou serviços. De forma que estes apresentem qualidade diferenciada para um mercado cada dia mais exigente e cujos índices de