Qualidade de Vida No Trabalho
Franciel Schmidt1
Monique Santos2
Raquel Cristiane Machado3
Simone de Oliveira Emer4
Resumo: O tema proposto para o desenvolvimento deste artigo é a qualidade de vida no ambiente de trabalho. O objetivo geral deste estudo consiste em identificar como se procede à implantação do programa de qualidade de vida nas empresas, tendo em vista objetivos específicos, para estudo teórico sobre o tema, pesquisando uma organização para saber as dificuldades impostas para implantar o programa e seus benefícios, apresentando sugestões para estruturação do sistema. Nesse sentido, a discussão teórica aborda a origem e evolução da QVT, a contribuição dos estudiosos no contexto de qualidade de vida no trabalho, juntamente com suas teorias, a importância da ergonomia e o seu conceito. O tipo de pesquisa adotado nessa investigação é exploratório, o procedimento escolhido o estudo de campo e a abordagem trata-se de quantitativa. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada no Hospital Pompéia obtendo-se respostas e resultados sobre o sistema na empresa, sua contribuição para as pessoas, tanto na satisfação e motivação do ambiente profissional, como o crescimento produtivo e qualificado, que gera o sucesso da empresa.
Palavras-chave: Qualidade de Vida. Trabalho. Organização.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo consiste em ressaltar a importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho. As preocupações crescentes nas empresas para a implantação deste programa, que visa à melhoria do trabalho dos colaboradores, a qualidade na produtividade dos produtos e serviços, a satisfação dos clientes e consequentemente o sucesso da organização.
A qualidade de vida no trabalho é um programa que projeta estratégias com o intuito positivo para recursos físicos internos da empresa e o psicológico dos sujeitos incorporados no ambiente. A QVT, como será tratada neste trabalho, apresenta uma história ampla e incerta