Qualidade de vida no trabalho: um estudo exploratório com profissionais da área de informática
VANESSA MENARI DA SILVA
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM PROFISSIONAIS DA ÁREA DE INFORMÁTICA
BATATAIS
2007
FERNANDA MARA MIRANDA CAVASSA
VANESSA MENARI DA SILVA
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM PROFISSIONAIS DA ÁREA DE INFORMÁTICA
Monografia apresentada ao Centro Universitário Claretiano para obtenção do título de graduado em Administração. Orientador: Prof. Ms. Hélcio Martins Tristão.
BATATAIS
2007
Agradecemos a todos os incentivadores da nossa constante busca pelo desenvolvimento profissional, ao Prof. Ms. Hélcio Martins Tristão, que com sabedoria e paciência nos orientou e em especial, à Prof.ª Marrielle Maia, pelas valiosas contribuições e atenção dedicada. Nossas reverências ao Pai Celestial, criador da vida.
“Sem trabalho, toda vida apodrece. Mas, sob um trabalho sem alma a vida sufoca e morre”. (Albert CAMUS)
RESUMO
A abordagem do grau de satisfação dos trabalhadores quanto aos diversos aspectos relacionados às condições de trabalho é um importante instrumento para nortear adequadamente o empenho das empresas que buscam a melhoria da qualidade e produtividade. A Qualidade de Vida no Trabalho engloba um conjunto de ações que abrangem aperfeiçoamento e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho, objetivando o alcance das plenas condições de desenvolvimento humano. Este estudo posiciona, do ponto de vista teórico, as origens e teorias administrativas da Qualidade de Vida no Trabalho, bem como a diversidade de interpretações sobre o tema. É abordado o nível de satisfação de profissionais da área de informática por meio de questionário e entrevista individual. As principais conclusões mostram que a Qualidade de Vida no