Qualidade de vida no brasil
2375 palavras
10 páginas
Não é a mansão, o carro, as propriedades, o dinheiro no banco. Estes bens criam um ambiente propício a felicidade mas não proporcionam mais do que conforto. Dinheiro ajuda mas não é essencial, o que vale é a sua qualidade de vida! Um dos fatores que ajudam a se ter uma boa qualidade de vida é a pratica regular de exercícios. A atividade física combate o sedentarismo, obesidade, stress e, inclusive, a depressão, oferecendo inúmeros benefícios a saúde de seus praticantes. Entretanto, poucos são os brasileiros que praticam atividade física, segundo a pesquisa, 63% dos brasileiros se exercitam apenas uma hora por semana ou menos. Pesquisas mostram que o exercício é uma das mudanças de estilo de vida mais eficazes para reduzir o risco de condições crônicas. Quase um terço das doenças cardiovasculares e 27% de diabetes poderiam ser evitadas se todos se exercitassem. Além dos exercícios, manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis fazem parte da receita para se ter uma boa qualidade de vida.
De acordo com uma pesquisa internacional, nove entre dez brasileiros tem medo de desenvolver alguma doença crônica. Até aí, nada mais, não é, afinal, quem hoje em dia não está preocupado com a sua saúde? Porém, o que mais chamou a atenção nesta pesquisa é o fato de que os brasileiros, apesar de toda a preocupação, continuam
Os dados da pesquisa revelam que mais uma vez, os brasileiros estão na contramão: 66% fazem uso do álcool e 20% fumam. O mais contraditório fica pelo fato de que entre todas as doenças crônicas citadas, 33% dos entrevistados no Brasil disseram que se preocupam mais com o câncer, porém adotam atitudes que facilitam o surgimento de tais doenças.
De acordo com a pesquisa, 30% dos brasileiros não fizeram nada para avaliar seu risco de desenvolver uma doença crônica nos últimos 12 meses. Ou seja, não estamos fazendo o suficiente para reduzir os riscos de adquirir uma doença crônica. O que inclui também visitar médico regularmente e fazer um check-up anual.