Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho
A criação do programa de Qualidade de Vida no Trabalho tem seu papel importante para uma elaboração estratégica com a intenção de promover um ambiente estimulador e consequentemente propicio a inovação, dando suporte a todos envolvidos e à empresa, evidenciando sobre a relação da saúde mental e física dos colaboradores, obtendo assim, um aumento na qualidade dos serviços, das relações sociais, dos produtos e na produtividade.
No entanto, é notório observar que, com o passar do tempo houve uma preocupação cada vez maior no tratamento com as pessoas, por estarem dentro de um ciclo com uma mudança constante do clima, da cultura organizacional, da modernização e da concorrência que o mundo vem expondo-as, onde essas pessoas são ‘peças’ principais para a concretização dos objetivos e metas, tanto pessoais, coletivo e organizacional, por isso a importância de considerar os indivíduos como parceiros da empresa.
Com esta realidade, é preciso ir além, criando alternativas práticas, com programas de incentivo, aumentando a satisfação dos funcionários, melhorando a saúde dos colaboradores, consequentemente resultando em melhorias no clima da empresa por meio da interação de todos envolvidos no processo produtivo, nas decisões e na elaboração das metas e objetivos, evitando o stress, pois as pessoas sentem-se reconhecidas, otimizando o trabalho.
O trabalho foi realizado com base nas referências abaixo:
- Livro: Comportamento Organizacional, a dinâmica do sucesso das Organizacões. Editora: Elsevier - Campus Autor: Idalberto Chiavenato
- Livro: Psicologia