QUALIDADE DE VIDA NA EMPRESA
728 palavras
3 páginas
Caos no trânsito, correria em casa, metas a cumprir e contas a pagar. É cada vez mais escasso o tempo que sobra para o lazer, sem falar nas coisas que, na avaliação particular de cada um, são realmente importantes. É neste cenário que a qualidade de vida vem lutando para ganhar terreno. Nos últimos anos, vem desbravando resistências e colecionando vitórias onde a maioria das pessoas passa a grande parte do seu dia: no trabalho. Para as empresas, investir no bem-estar dos funcionários já é considerado um imperativo estratégico, mostra pesquisa da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV). As iniciativas contribuem não só para o corte de gastos, mas também para combater alguns dos piores males que, hoje, mais afetam a performance no trabalho: stress e problemas emocionais, quaisquer que sejam suas causas e origens. E quando foi a última vez que você foi trabalhar -- afinal, ausentar-se várias vezes é arriscar-se a uma demissão por justa causa --, mas sua cabeça estava longe, em algum problema pelo qual você está passando e não consegue resolver? Este é outro alvo dos programas de qualidade de vida: o presenteísmo, o famoso "estar de corpo presente, com a cabeça em outro lugar".
As ferramentas para combater todos estes problemas estão à disposição em muitas empresas brasileiras. Entre tantas, vale citar: clubes de corrida ou caminhada, para dar um up natural nos hormônios do bem-estar; psicoterapia breve, para ajudar a solucionar problemas pessoais ou com alguém da família; academia de ginástica e grupos de apoio para perda de peso; saraus, para exercitar a veia artística; massagem itinerante, que vai até a mesa de trabalho para aliviar os ombros de um dia tenso.
Ninguém é obrigado a participar de nada. Mas poder contar com a própria empresa para resolver problemas que fogem do escopo profissional, sentir-se menos estressado, mais produtivo e mais saudável torna-se um benefício que não tem preço, especialmente para quem já conheceu bem o oposto.