Qualidade de vida 1
===Qualidade de vida, como sugere Bom Sucesso (1997, p.176), “é, acima de tudo, aprender a desfrutar do que se tem, valorizar conquistas, empenhar-se no autoconhecimento, desenvolver posturas facilitadoras, cuidar da saúde física e emocional, ter lazer, desenvolver-se emocionalmente.”
===Machado (1996, p.44) destaca que “qualidade de vida no trabalho é, pois, um dos aspectos determinantes da qualidade de vida e refere-se a esforços no sentido de melhorar ou humanizar a situação de trabalho.”
APUD - AUTOR ACIMA /MACHADO/................##.. Não obstante os esforços empreendidos para modernizar as relações do indivíduo no contexto de trabalho, ainda é visível a insatisfação em várias organizações, o que acarreta danos à saúde física e mental das pessoas e, por extensão, compromete a eficácia organizacional.
===Segundo Fernandes (1996, p.38): Apesar de toda a badalação em cima das novas tecnologias de produção, ferramentas da qualidade, etc., é fato facilmente constatado que mais e mais os trabalhadores se queixam de uma maior rotina de trabalho, de uma subutilização de suas potencialidades e talentos, e de condições de trabalho inadequadas.
===De acordo com Saxberg e Sutermeister (1976, apud BERGAMINI, 1990), fica evidente, cada vez mais, que se necessita de uma mudança na administração das organizações, visando não somente promover atividades, como também propiciar uma qualidade de vida no trabalho, que possa atender, suficientemente, aos trabalhadores e motivá-los a cooperar com os objetivos da organização.
===“Além de atos legislativos que protegem o trabalhador, o atendimento a necessidades e aspirações humanas, calcado na ideia de humanização do trabalho e na responsabilidade social da empresa” (FERNANDES, 1996, p.40). APUD - AUTOR ACIMA /FERNANDES/// ..........## Isso, segundo essa autora, pode ser obtido através da reestruturação do desenho dos cargos e equipes de trabalho, aliado a uma formação de equipes de trabalho com um maior poder