Qualidade de Software
Portfólio de Engenharia de Software
4º Semestre
Para a melhoria na qualidade de software é importante ter a documentação do software para que novos desenvolvedores saibam como trabalhar com o projeto, é importante ter também a análise dos requisitos para que se saiba com o que trabalhar dentro do software e neste contexto saber trabalhar com prazos de entrega para não esquecer de passos importantes como a fase de testes e a fase de projeto do software, combinando tudo isso, visando a melhoria na qualidade de software para o cliente final para que o mesmo não enfrente problemas com o software e não perca dinheiro e tempo, assim como o software deve ser confiável e seguro para o trabalho diário do usuário.
Atualmente existem muitas maneiras de se testar um software e as técnicas de testes são classificadas de acordo com a origem das informações para estabelecer os requisitos de teste.
Técnica Estrutural (teste caixa-branca)
Técnica de teste que avalia o comportamento interno do software. Trabalha diretamente sobre o código fonte para avaliar aspectos tais como: teste de condição, teste de fluxo de dados, teste de ciclos e teste de caminhos lógicos.
Teste Funcional (teste caixa-preta)
Técnica de teste em que não se considera o comportamento interno do software. Dados de entrada são fornecidos, o teste é executado e o resultado obtido é comparado a um resultado esperado. Haverá sucesso no teste se o resultado obtido for igual ao esperado. A técnica de teste funcional é aplicável a todos os níveis de teste. O componente de software a ser testado pode ser um método, uma função interna, um programa, um componente, um conjunto de programas e/ou componentes ou mesmo uma funcionalidade.
Existem também conjuntos de critérios que podem ser aplicados aos testes funcionais como:
- Particionamento em classes de equivalência
Esse critério divide o domínio de entrada de um programa em classes de equivalência.