Qualidade de Software: melhoria da arquitetura de softwares para alta disponibilidade
Curso de Gestão em Tecnologia da Informação
Sistematização de Aprendizagem – Gestão de TI
Qualidade de Software
Qualidade de Software: melhoria da arquitetura de softwares para alta disponibilidade
Autor: Rodrigo Teles Calado Professor: JOSÉ GONÇALO DOS SANTOS
Brasília - DF
2013
A qualidade de software é uma área de conhecimento da engenharia de software que objetiva garantir a qualidade do software por meio da definição e normatização de processos de desenvolvimento.
Arquitetura de software nada mais é que a definição de uma representação abstrata de comportamentos e componentes do sistema. Se um programador disser, por exemplo, que para implementar uma determinada funcionalidade ele precisará criar uma interface gráfica com uma extensão X que envia requisições através de um protocolo Y para um determinado componente ou recurso W que acessa o componente de integração ao banco de dados Z, ele estará descrevendo a arquitetura utilizada por seu sistema. Repare que isto tem muito a ver com o estilo de desenvolvimento utilizado.
Existem algumas classificações de arquitetura, como por exemplo a que irei detalhar aqui, arquitetura de distribuição.
Na empresa GRAN CURSOS existia um servidor em que todas as aplicações
essenciais para o bom funcionamento da empresa estavam contidas nele.
OBJETIVOS
O objetivo geral é diminuir o risco de paralisação de funcionamento dos principais softwares da empresa. Faremos uma separação das aplicações em diversos servidores físicos.
Arquitetura de Distribuição: é mais relacionada com topologia de servidores e componentização, porém não significa necessariamente que a aplicação necessite estar separada fisicamente, mas ela deve permitir que isso aconteça caso essa separação seja necessária um dia.
A minha proposta deve ser executada